![]() |
Troy Costa Kohwalter Adjunct Professor, IC/UFF D.Sc., IC/UFF, 2018 M.Sc., IC/UFF, 2013 B.Sc., IC/UFF, 2011 |
![]() |
Disciplina: TCC00292 - Engenharia de Software I
Turma: A1
Data: Terças e Quintas, de 11:00 às 13:00
Sala: Google Classroom
T = Trabalho da Disciplina
EAA = Somatório das Listas de Exercícios das Aulas Assíncronas
Média = (T + EAA) / 2
APROVADO
Média >= 6
VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR
Não será oferecida verificação suplementar por ser avaliação continuada (Art. 99, § 2o, do Regulamento dos Cursos de Graduação).
SEGUNDA CHAMADA
Não será oferecida avaliação de segunda chamada por ser avaliação assíncrona (Art. 34, item VI, § 1o, da resolução 197/2020).
FREQUÊNCIA
RESOLUÇÃO N.o 197/2020: Art. 43. Durante o período de referência e vigência desta Resolução estão vedados:
A dinâmica adotada para este curso é conhecida como Aula Invertida, onde os alunos assistem a aulas assíncronas (i.e., gravadas), no horário que for mais conveniente para eles, e as aulas síncronas (i.e., ao vivo) ocorrem com o objetivo de tirar dúvidas. Essa dinâmica está alinhada com a recomendação da Resolução 197/2020, Art. 10, § 6º, de ter de 30% a 50% de atividades síncronas e as demais assíncronas.
As aulas assíncronas serão disponibilizadas em vídeo no Google Classroom. Os alunos devem assistir as aulas segundo o cronograma apresentado no final desta página e fazer os exercícios propostos ao longo do curso.
Além das aulas assíncronas, reservamos momentos para aulas síncronas, visando tirar dúvidas dos alunos. Essas aulas síncronas serão via Google Meet informado no Google Classroom. É importante que os alunos assistam a aula da semana antes da aula síncrona daquela semana, já que o propósito dessas aulas síncronas é tirar dúvidas. Além disso, os alunos que preferirem podem ainda postar as suas dúvidas no Google Classroom para serem respondidas assincronamente.
O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso.
Cada grupo deve, também preferencialmente na primeira semana de aula, escolher um sistema para ser o tema do seu trabalho. Esse sistema pode ser o Projeto de Aplicação de algum membro do grupo, algum sistema legado do estágio de um dos membros do grupo, algum sistema existente na internet, ou qualquer outro sistema que não tenha documentação de análise e projeto acessível aos membros do grupo. A escolha deve ser apresentada ao professor para aprovação.
O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de análise e projeto para esse sistema.
Foram reservados 3 momentos para apresentações de 30 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides e o vídeo gravado da apresentação no Google Classroom no dia das apresentações.
A primeira apresentação deve conter a descrição do escopo do sistema e apresentar os seus requisitos e seus diagramas e descrições de casos de uso.
A segunda apresentação deve conter os diagramas de classe no nível de análise e projeto.
A terceira apresentação deve conter diagramas de transição de estados, atividades e sequência. Além disso, nessa última apresentação também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas.
Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.
Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.
Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.
Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.
Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.
Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:
Data | Dia | Atividade | Entrega |
---|---|---|---|
21/10/2021 | Quinta | Sem Aula | |
26/10/2021 | Terça | Aula Síncrona - Apresentação da Disciplina | |
28/10/2021 | Quinta | Aula 01 Assíncrona - Introdução à ES | |
02/11/2021 | Terça | Finados | |
04/11/2021 | Quinta | Aula 02 Assíncrona - Revisão de Orientação a Objetos | |
09/11/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
11/11/2021 | Quinta | Aula 03 Assíncrona - Modelagem de Software | |
16/11/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
18/11/2021 | Quinta | Aula 04 Assíncrona - Princípios de Engenharia de Requisitos | |
23/11/2021 | Terça | Sem aula - Minicurso CEFET | |
25/11/2021 | Quinta | Aula 05 Assíncrona - Casos de Uso | Exercícios de Introdução à ES & Revisão de Orientação a Objetos |
30/11/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
02/12/2021 | Quinta | Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho | |
07/12/2021 | Terça | (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos | Trabalho parte 1 |
09/12/2021 | Quinta | Aula 06 Assíncrona - Diagrama de Classes | Exercícios de Modelagem de Software & Princípios de Engenharia de Requisitos |
14/12/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
16/12/2021 | Quinta | Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho | Exercícios de Casos de Uso |
21/12/2021 | Terça | Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho | Exercícios de Diagrama de Classes |
23/12/2021 | Quinta | Recesso Escolar | |
28/12/2021 | Terça | Recesso Escolar | |
30/12/2021 | Quinta | Recesso Escolar | |
04/01/2021 | Terça | (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos | Trabalho parte 2 |
06/01/2021 | Quinta | Aula 07 Assíncrona - Diagrama de Transição de Estados | |
11/01/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
13/01/2021 | Quinta | Aula 08 Assíncrona - Diagrama de Atividades | Exercícios de Diagrama de Transição de Estados |
18/01/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
20/01/2021 | Quinta | Aula 09 Assíncrona - Diagrama de Sequência | Exercícios de Diagrama de Atividades |
25/01/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
27/01/2021 | Quinta | Aula 10 Assíncrona - Outros Diagramas | Exercícios de Diagrama de Sequência |
01/02/2021 | Terça | Aula Síncrona - Aula de dúvidas | |
03/02/2021 | Quinta | (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos | Trabalho parte 3 & Exercícios de Outros Diagramas |
08/02/2021 | Terça | Aula Assíncrona - Vista de Notas | |
10/02/2021 | Quinta | Aula Síncrona - Vista de Notas |