Logo IC/UFF Troy Costa Kohwalter
Adjunct Professor, IC/UFF
D.Sc., IC/UFF, 2018
M.Sc., IC/UFF, 2013
B.Sc., IC/UFF, 2011
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Projeto de Software (CC)

Ementa

Logística

Disciplina: TCC00312 - Projeto de Software

Turma: A1

Data: Segundas e Quartas, de 11:00 às 13:00

Sala: A definir

Avaliação

P1 = Prova sem consulta (35%)

P2 = Prova sem consulta (35%)

T = Trabalho do curso (25%)

E = Somatório dos exercícios do classroom (5%)

Média = P1x35% + P2x35% + Tx25% + Ex5%

APROVADO

(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO

Caso contrário

FREQUÊNCIA

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho consiste em fazer o jogo Munchkin onde seja possível jogar contra o computador ou outros jogadores.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de projeto para esse sistema.

Foram reservados 2 momentos para apresentações de 20 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides no Google Classroom no dia das apresentações.

Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Exercícios

Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.

Ferramentas

Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.

Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:

Cronograma

Data Dia Atividade Entrega
23/09/2024 Segunda Aula - Apresentação da Disciplina  
25/09/2024 Quarta Aula - Introdução ao Projeto de Software  
30/09/2024 Segunda Sem Aula - Congresso  
02/10/2024 Quarta Sem Aula - Congresso  
07/10/2024 Segunda Aula - Arquitetura de Software Exercícios de Introdução ao Projeto de Software
09/10/2024 Quarta Aula - Projeto Detalhado  
14/10/2024 Segunda Sem Aula - Semana Academica  
16/10/2024 Quarta Sem Aula - Semana Academica  
21/10/2024 Segunda Aula - Projeto Detalhado Exercícios de Arquitetura de Software
23/10/2024 Quarta Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos  
28/10/2024 Segunda Sem Aula - Ponto Facultativo  
30/10/2024 Quarta Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos Exercícios de Projeto Detalhado
04/11/2024 Segunda Apresentação dos Trabalhos Slides
06/11/2024 Quarta Apresentação dos Trabalhos  
11/11/2024 Segunda Apresentação dos Trabalhos  
13/11/2024 Quarta Aula - Introdução a heurísticas de POO  
18/11/2024 Segunda Sem Aula - G20 Exercícios de Princípios de Projeto Orientado a Objetos
20/11/2024 Quarta Sem Aula - Feriado  
25/11/2024 Segunda Aula de dúvidas  
27/11/2024 Quarta Prova 1  
02/12/2024 Segunda Aula - Padrões GRASP  
04/12/2024 Quarta Aula - Padrões GoF  
09/12/2024 Segunda Aula - Frameworks  
11/12/2024 Quarta Aula - Linha de Produtos de Software Exercícios de Padrões GRASP
16/12/2024 Segunda Vista da Prova Exercícios de Padrões GoF
18/12/2024 Quarta Aula de dúvidas Exercícios de Frameworks
23/12/2024 Segunda Sem Aula - Recesso  
25/12/2024 Quarta Sem Aula - Recesso  
30/12/2024 Segunda Sem Aula - Recesso  
01/01/2025 Quarta Sem Aula - Recesso  
06/01/2025 Segunda Apresentação dos Trabalhos Slides & Exercícios de Linha de Produtos de Software
08/01/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos  
13/01/2025 Segunda Apresentação dos Trabalhos  
15/01/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos  
20/01/2025 Segunda Aula de dúvidas  
22/01/2025 Quarta Prova 2  
27/01/2025 Segunda Segunda Chamada  
29/01/2025 Quarta Vista da Prova P2 e VR (Sala 455)  
03/02/2025 Segunda Verificação Suplementar  
05/02/2025 Quarta Vista da Prova VS