Logo IC/UFF Troy Costa Kohwalter
Adjunct Professor, IC/UFF
D.Sc., IC/UFF, 2018
M.Sc., IC/UFF, 2013
B.Sc., IC/UFF, 2011
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Projeto de Software (CC)

Ementa

Logística

Disciplina: TCC00312 - Projeto de Software

Turma: A1

Data: Segundas e Quartas, de 07:00 às 09:00

Sala: 206

Avaliação

P1 = Prova sem consulta (35%)

P2 = Prova sem consulta (35%)

T = Trabalho do curso (25%)

E = Somatório dos exercícios do classroom (5%)

Média = P1x35% + P2x35% + Tx25% + Ex5%

APROVADO

(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO

Caso contrário

FREQUÊNCIA

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho consiste em fazer o jogo Monopoly onde seja possível jogar contra o computador ou outros jogadores.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de projeto para esse sistema.

Foram reservados 2 momentos para apresentações de 20 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides no Google Classroom no dia das apresentações.

Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Exercícios

Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.

Ferramentas

Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.

Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:

Cronograma

Data Dia Atividade Entrega
18/08/2025 Segunda Aula - Apresentação da Disciplina  
20/08/2025 Quarta Aula - Introdução ao Projeto de Software  
25/08/2025 Segunda Aula - Arquitetura de Software  
27/08/2025 Quarta Aula - Projeto Detalhado Exercícios de Introdução ao Projeto de Software
01/09/2025 Segunda Aula - Projeto Detalhado  
03/09/2025 Quarta Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos Exercícios de Arquitetura de Software
08/09/2025 Segunda Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos  
10/09/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos Slides & Exercícios de Projeto Detalhado
15/09/2025 Segunda Apresentação dos Trabalhos  
17/09/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos  
22/09/2025 Segunda Sem Aula - CBSoft Exercícios de Princípios de Projeto Orientado a Objetos
24/09/2025 Quarta Sem Aula - CBSoft  
29/09/2025 Segunda Aula - Introdução a heurísticas de POO  
01/10/2025 Quarta Aula de dúvidas  
06/10/2025 Segunda Prova 1  
08/10/2025 Quarta Aula - Padrões GRASP  
13/10/2025 Segunda Aula - Padrões GoF  
15/10/2025 Quarta Sem Aula - Feriado  
20/10/2025 Segunda Sem Aula - Semana Academica Exercícios de Padrões GRASP
22/10/2025 Quarta Sem Aula - Semana Academica  
27/10/2025 Segunda Sem Aula - Feriado  
29/10/2025 Quarta Vista da Prova  
03/11/2025 Segunda Aula - Frameworks  
05/11/2025 Quarta Aula - Linha de Produtos de Software Exercícios de Padrões GoF
10/11/2025 Segunda Aula de dúvidas Exercícios de Frameworks
12/11/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos Slides & Exercícios de Linha de Produtos de Software
17/11/2025 Segunda Apresentação dos Trabalhos  
19/11/2025 Quarta Apresentação dos Trabalhos  
24/11/2025 Segunda Aula de dúvidas  
26/11/2025 Quarta Prova 2  
01/12/2025 Segunda Segunda Chamada  
03/12/2025 Quarta Sem Aula  
08/12/2025 Segunda Vista da Prova P2 e VR (Sala 455)  
10/12/2025 Quarta Verificação Suplementar  
15/12/2025 Segunda Vista da Prova VS  
17/12/2025 Quarta Sem Aula