Troy Costa Kohwalter Adjunct Professor, IC/UFF D.Sc., IC/UFF, 2018 M.Sc., IC/UFF, 2013 B.Sc., IC/UFF, 2011 |
Disciplina: TCC00162 - Programação de Computadores
Turmas: A1, B1 e C1
Turma A1: terças e quintas, de 09:00 às 11:00
Turmas B1 e C1: terças e quintas, de 20:00 às 22:00
P1 = Prova sem consulta
P2 = Prova sem consulta
T = (Participação + 2 x Trabalho) / 3
Média das Provas = (P1 + P2) / 2
Caso Média das Provas >= 6 OU falta em P1 OU falta em P2:
Média = (P1 + P2 + T) / 3
Caso contrário:
Média = Média das Provas
Obs.: Vale notar que o uso da nota T não é opcional para quem fica com Média das Provas >= 6. Então, caso a nota T seja baixa, a Média será afetada mesmo que a Média das Provas seja alta.
APROVADO
(Presença >= 75%) E (Média >= 6)
VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR
(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)
Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.
REPROVADO
Caso contrário
As atividades da Avaliação 3 (T) serão feitas em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso.
Em algumas aulas serão fornecidos exercícios para serem feitos em grupo durante a aula. Ao término, os grupos serão convidados a se voluntariar para apresentar as suas soluções. A participação nessas atividades será considerada na composição da Avaliação3 (item Participação).
Ao final do curso deverá ser implementado um programa, onde o resultado esperado é não somente o programa funcionando, mas também um relatório descrevendo em alto nível a solução adotada, assim como as principais dificuldades encontradas e decisões tomadas. Esse relatório não será avaliado pelo seu tamanho, mas sim pela sua clareza e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas para contornar as dificuldades encontradas. A entrega deve ser feita na data estipulada para compor a Avaliação3 (item Trabalho).
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, não será permitida a Avaliação de Aprendizagem em Caráter Excepcional (i.e., 2ª chamada), com exceção dos casos citados no Art. 87, de acordo com os procedimentos do Art. 88.
O aluno tem liberdade de utilizar o compilador Fortran de sua preferência. Contudo, nas atividades de sala de aula será utilizado o Force.
Duas listas de exercício são disponibilizadas durante o curso, respectivamente para a matéria da primeira e da segunda prova. Durante a resolução dos exercícios apresentados nas listas, os alunos podem usar o grupo do Facebook para tirar dúvidas. Contudo, espera-se que os alunos façam uso do próprio compilador Fortran para verificar a corretude das suas respostas.
As listas não precisam ser entregues ao professor. O intuito é servirem como apoio para fixar a matéria dada em sala. Como estímulo, ao menos uma questão de cada prova será baseada na lista de exercícios. Nas aulas de exercícios, os alunos serão convidados a apresentar as suas respostas da lista. Essas apresentações irão compor o item Participação da nota final.