Logo IC/UFF Troy Costa Kohwalter
Adjunct Professor, IC/UFF
D.Sc., IC/UFF, 2018
M.Sc., IC/UFF, 2013
B.Sc., IC/UFF, 2011
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Projeto de Software (SI)

Ementa

Logística

Disciplina: TCC00338 - Projeto de Software

Turma: A1

Data: Terças e Quintas, de 20:00 às 22:00

Sala: A definir

Avaliação

P1 = Prova sem consulta (35%)

P2 = Prova sem consulta (35%)

T = Trabalho do curso (25%)

E = Somatório dos exercícios do classroom (5%)

Média = P1x35% + P2x35% + Tx25% + Ex5%

APROVADO

(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO

Caso contrário

FREQUÊNCIA

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho consiste em fazer o jogo Munchkin onde seja possível jogar contra o computador ou outros jogadores.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de projeto para esse sistema.

Foram reservados 2 momentos para apresentações de 20 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides no Google Classroom no dia das apresentações.

Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Exercícios

Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.

Ferramentas

Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.

Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:

Cronograma

Data Dia Atividade Entrega
24/09/2024 Terça Aula - Apresentação da Disciplina  
26/09/2024 Quinta Aula - Introdução ao Projeto de Software  
01/10/2024 Terça Sem Aula - Congresso  
03/10/2024 Quinta Sem Aula - Congresso  
08/10/2024 Terça Aula - Arquitetura de Software Exercícios de Introdução ao Projeto de Software
10/10/2024 Quinta Aula - Projeto Detalhado  
15/10/2024 Terça Sem Aula - Semana Academica  
17/10/2024 Quinta Sem Aula - Semana Academica  
22/10/2024 Terça Aula - Projeto Detalhado Exercícios de Arquitetura de Software
24/10/2024 Quinta Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos  
29/10/2024 Terça Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos Exercícios de Projeto Detalhado
31/10/2024 Quinta Aula de dúvidas  
05/11/2024 Terça Apresentação dos Trabalhos Slides
07/11/2024 Quinta Apresentação dos Trabalhos  
12/11/2024 Terça Apresentação dos Trabalhos  
14/11/2024 Quinta Aula - Introdução a heurísticas de POO  
19/11/2024 Terça Sem Aula - G20 Exercícios de Princípios de Projeto Orientado a Objetos
21/11/2024 Quinta Aula de dúvidas  
26/11/2024 Terça Aula de dúvidas  
28/11/2024 Quinta Prova 1  
03/12/2024 Terça Aula - Padrões GRASP  
04/12/2024 Quinta Aula - Padrões GoF  
10/12/2024 Terça Aula - Frameworks  
12/12/2024 Quinta Aula - Linha de Produtos de Software Exercícios de Padrões GRASP
17/12/2024 Terça Vista da Prova Exercícios de Padrões GoF
19/12/2024 Quinta Aula de dúvidas Exercícios de Frameworks
24/12/2024 Terça Sem Aula - Recesso  
26/12/2024 Quinta Sem Aula - Recesso  
31/12/2024 Terça Sem Aula - Recesso  
02/01/2025 Quinta Sem Aula - Recesso  
07/01/2025 Terça Apresentação dos Trabalhos Slides & Exercícios de Linha de Produtos de Software
09/01/2025 Quinta Apresentação dos Trabalhos  
14/01/2025 Terça Apresentação dos Trabalhos  
16/01/2025 Quinta Apresentação dos Trabalhos  
21/01/2025 Terça Aula de dúvidas  
23/01/2025 Quinta Prova 2  
28/01/2025 Terça Segunda Chamada  
30/01/2025 Quinta Vista da Prova P2 e VR (Sala 455)  
04/02/2025 Terça Verificação Suplementar  
06/02/2025 Quinta Vista da Prova VS