Troy Costa Kohwalter Adjunct Professor, IC/UFF D.Sc., IC/UFF, 2018 M.Sc., IC/UFF, 2013 B.Sc., IC/UFF, 2011 |
Disciplina: TCC00338 - Projeto de Software
Turma: A1
Data: Quartas, de 18:00 às 22:00
Sala: 217
P1 = Prova sem consulta (35%)
P2 = Prova sem consulta (35%)
T = Trabalho do curso (25%)
E = Somatório dos exercícios do classroom (5%)
Média = P1x35% + P2x35% + Tx25% + Ex5%
APROVADO
(Presença >= 75%) E (Média >= 6)
VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR
(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)
Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.
REPROVADO
Caso contrário
FREQUÊNCIA
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).
O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso.
Cada grupo deve, também preferencialmente na primeira semana de aula, escolher um jogo para ser o tema do seu trabalho. Exemplos de jogos:
O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de projeto para esse sistema.
Foram reservados 2 momentos para apresentações de 20 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides no Google Classroom no dia das apresentações.
A primeira apresentação deve conter a descrição do escopo do sistema e apresentar os diagramas de classe e comunicação.
A segunda apresentação deve conter os diagramas de classe atualizados utilizando padrões GRASP e GoF apropriados e diagramas de sequência. Além disso, nessa última apresentação também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas.
Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.
Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.
Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.
Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.
Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.
Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:
Data | Dia | Atividade | Entrega |
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30/08/2023 | Quarta | Aula 01 - Apresentação da Disciplina | |
06/09/2023 | Quarta | Aula 02 - Introdução ao Projeto de Software | |
13/09/2023 | Quarta | Aula 03 - Arquitetura de Software | Exercícios de Introdução ao Projeto de Software |
20/09/2023 | Quarta | Aula 04 - Projeto Detalhado | Exercícios de Arquitetura de Software |
27/09/2023 | Quarta | Aula 05 - Princípios de Projeto Orientado a Objetos | Exercícios de Projeto Detalhado |
04/10/2023 | Quarta | Apresentação dos Trabalhos | Slides |
11/10/2023 | Quarta | Prova 1 | |
18/10/2023 | Quarta | Semana Acadêmica | |
25/10/2023 | Quarta | Aula 06 - Padrões GRASP | Exercícios de Princípios de Projeto Orientado a Objetos |
01/11/2023 | Quarta | Aula 07 - Padrões GoF | Exercícios de Padrões GRASP |
08/11/2023 | Quarta | Aula 08 - Frameworks & Vista da Prova | Exercícios de Padrões GoF |
15/11/2023 | Quarta | Proclamação da República | |
22/11/2023 | Quarta | Aula 09 - Linha de Produtos de Software | Exercícios de Frameworks |
29/11/2023 | Quarta | Apresentação dos Trabalhos | Slides |
06/12/2023 | Quarta | Prova 2 | Exercícios de Linha de Produtos de Software |
13/12/2023 | Quarta | Segunda Chamada & Vista da Prova | |
20/12/2023 | Quarta | Verificação Suplementar & Vista da Prova |