Mudanças entre as edições de "Aprendizado de máquina na saúde"
(→Logística) |
(→Cronograma) |
||
(24 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== Logística == | == Logística == | ||
* ''Disciplina:'' | * ''Disciplina:'' | ||
− | ** | + | ** Tópicos Avançados em Ciência da Computação IV (Aprendizado de Máquina na Saúde) |
− | ** | + | ** TCC00367 – Introdução ao Aprendizado de Máquina para Saúde |
* ''Período:'' 2025.2 | * ''Período:'' 2025.2 | ||
* ''Data:'' sextas-feiras, 14h-18h | * ''Data:'' sextas-feiras, 14h-18h | ||
− | * ''Sala:'' | + | * ''Sala:'' 217 |
* ''Google Classroom:'' -- | * ''Google Classroom:'' -- | ||
Linha 81: | Linha 81: | ||
! Observações / Entregas | ! Observações / Entregas | ||
|- | |- | ||
− | + | | 22/08/2025 | |
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
| Aula 1 | | Aula 1 | ||
− | | O que torna os sistemas de saúde únicos? | + | | O que torna os sistemas de saúde únicos?<br>Histórico do uso de IA na saúde |
| Aula expositiva + discussão de caso | | Aula expositiva + discussão de caso | ||
| Estudo de caso: impacto de modelos de risco na triagem de pacientes | | Estudo de caso: impacto de modelos de risco na triagem de pacientes | ||
+ | |- | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | 29/08/2025 | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Nivelamento em programação | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Fundamentos da programação em Python | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Aula prática + Colab | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Notebooks compartilhados | ||
+ | |- | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | 05/09/2025 | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Nivelamento em estatística | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Estatística descritiva<br>Estratégias de visualização de dados | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Aula expositiva + prática | ||
+ | | style="background:#c8e6c9;" | Notebooks compartilhados | ||
+ | <!--Conceitos básicos de dados clínicos; LGPD na saúde;<br>Exemplos de datasets públicos--> | ||
+ | <!--Uso do MIMIC-III, PhysioNet e OpenEHR para demonstração--> | ||
|- | |- | ||
| 12/09/2025 | | 12/09/2025 | ||
− | | Aula 2 | + | | Aula 2<br>Atividade 1 |
− | | Análise exploratória de dados clínicos | + | | Características da área clínica e fluxos de trabalho<br>Análise exploratória de dados clínicos<br>Regressão logística aplicada |
− | | Aula | + | | Aula interativa |
| Atividade: prever risco de internação usando dataset simplificado | | Atividade: prever risco de internação usando dataset simplificado | ||
|- | |- | ||
− | | 19/09/2025 | + | | style="background:#fff9c4;" | 19/09/2025 |
+ | | style="background:#fff9c4;" | Hackathon Interdisciplinar | ||
+ | | style="background:#fff9c4;" | Montagem de equipes, definição do problema, imersão, ideação, prototipação | ||
+ | | style="background:#fff9c4;" | Prototipagem rápida de soluções | ||
+ | | style="background:#fff9c4;" | Problemas sugeridos pelos alunos | ||
+ | |- | ||
+ | | 26/09/2025 | ||
| Aula 3 | | Aula 3 | ||
− | | | + | | Compreendendo os dados clínicos |
| Aula interativa | | Aula interativa | ||
− | | | + | | Discussão de casos clínicos |
|- | |- | ||
− | | | + | | 03/10/2025 |
− | | Aula 4 | + | | Aula 4<br>Atividade 2 |
| Aprendizado supervisionado e não supervisionado; Clusterização | | Aprendizado supervisionado e não supervisionado; Clusterização | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
| Clusterização de perfis de pacientes crônicos | | Clusterização de perfis de pacientes crônicos | ||
|- | |- | ||
− | | | + | | style="background:#a5d6a7;" | 10/10/2025 |
− | | Revisão | + | | style="background:#a5d6a7;" | Artigo 1 |
+ | | style="background:#a5d6a7;" | Apresentação de artigo científico de tema relacionado ao problema discutido no Hackathon | ||
+ | | style="background:#a5d6a7;" | Exposição e discussão de casos | ||
+ | | style="background:#a5d6a7;" | Apresentação | ||
+ | |- | ||
+ | | 17/10/2025 | ||
+ | | Revisão de ML | ||
| Revisão de ML + caso clínico de estratificação de risco | | Revisão de ML + caso clínico de estratificação de risco | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
− | | | + | | Notebooks compartilhados |
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
|- | |- | ||
| 24/10/2025 | | 24/10/2025 | ||
− | | Aula 5 | + | | Aula 5<br>Atividade 3 |
− | | Modelos de sobrevivência e prognóstico | + | | Modelos de sobrevivência e prognóstico<br>Apresentação de artigo científico |
| Aula prática | | Aula prática | ||
− | | Uso de dados de | + | | Uso de dados de acompanhamento para prever tempo até evento |
|- | |- | ||
| 31/10/2025 | | 31/10/2025 | ||
| Aula 6 | | Aula 6 | ||
− | | Séries temporais e sinais fisiológicos | + | | Séries temporais e sinais fisiológicos<br> |
+ | Processamento de Linguagem Natural (PNL) aplicado à saúde | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
− | | Previsão de eventos cardíacos com ECG | + | | Previsão de eventos cardíacos com ECG<br>Extração de informações de laudos médicos |
|- | |- | ||
− | | 07/11/2025 | + | | style="background:#a5d6a7;" | 07/11/2025 |
− | | | + | | style="background:#a5d6a7;" | Artigo 2 |
− | | | + | | style="background:#a5d6a7;" | Apresentação de artigo científico de tema relacionado ao problema discutido no Hackathon |
− | | | + | | style="background:#a5d6a7;" | Exposição e discussão |
− | | | + | | style="background:#a5d6a7;" | Apresentação |
|- | |- | ||
| 14/11/2025 | | 14/11/2025 | ||
− | | Aula | + | | Aula 7<br>Atividade 4 |
| Inferência causal na saúde | | Inferência causal na saúde | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
Linha 160: | Linha 163: | ||
|- | |- | ||
| 21/11/2025 | | 21/11/2025 | ||
− | | Aula | + | | Aula 8<br>Atividade 5 |
| Aprendizado por reforço aplicado à saúde | | Aprendizado por reforço aplicado à saúde | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
Linha 166: | Linha 169: | ||
|- | |- | ||
| 28/11/2025 | | 28/11/2025 | ||
− | | Aula | + | | Aula 9 |
| Interpretabilidade, fairness e explicabilidade de modelos clínicos | | Interpretabilidade, fairness e explicabilidade de modelos clínicos | ||
| Aula prática | | Aula prática | ||
Linha 172: | Linha 175: | ||
|- | |- | ||
| style="background:#cce5ff;" | 05/12/2025 | | style="background:#cce5ff;" | 05/12/2025 | ||
− | | style="background:#cce5ff;" | Apresentações | + | | style="background:#cce5ff;" | Apresentações<br>Parte 1 |
− | | style="background:#cce5ff;" | Apresentação dos Projetos de Aplicação | + | | style="background:#cce5ff;" | Apresentação dos Projetos de Aplicação |
| style="background:#cce5ff;" | Seminário | | style="background:#cce5ff;" | Seminário | ||
− | | style="background:#cce5ff;" | | + | | style="background:#cce5ff;" | Discussão coletiva de resultados preliminares |
|- | |- | ||
| style="background:#cce5ff;" | 12/12/2025 | | style="background:#cce5ff;" | 12/12/2025 | ||
− | | style="background:#cce5ff;" | Apresentações | + | | style="background:#cce5ff;" | Apresentações<br>Parte 2 |
− | | style="background:#cce5ff;" | Apresentação dos Projetos de Aplicação | + | | style="background:#cce5ff;" | Apresentação dos Projetos de Aplicação |
| style="background:#cce5ff;" | Seminário | | style="background:#cce5ff;" | Seminário | ||
− | | style="background:#cce5ff;" | | + | | style="background:#cce5ff;" | Discussão coletiva de resultados preliminares |
|} | |} | ||
Edição atual tal como às 12h44min de 5 de setembro de 2025
Índice
Logística
- Disciplina:
- Tópicos Avançados em Ciência da Computação IV (Aprendizado de Máquina na Saúde)
- TCC00367 – Introdução ao Aprendizado de Máquina para Saúde
- Período: 2025.2
- Data: sextas-feiras, 14h-18h
- Sala: 217
- Google Classroom: --
Objetivo
Discutir e compreender os conceitos, métodos e aplicações do aprendizado de máquina na saúde, e os desafios da análise de dados clínicos, considerando a sua heterogeneidade e os aspectos legais e éticos da saúde, e de proteção à privacidade dos pacientes. Dentre os tópicos na disciplina, incluem:
- Desafios da heterogeneidade dos dados clínicos;
- Aplicações do aprendizado de máquina para:
- Estratificação de risco;
- Auxílio aos processos de triagem e raciocínio diagnóstico;
- Modelagem da progressão da doença (prognóstico);
- Avaliação do tratamento;
- Auxílio aos processos de reabilitação do paciente.
Ementa
A disciplina trata dos conceitos, métodos e aplicações do aprendizado de máquina na saúde, incluindo o uso de modelos supervisionados, não supervisionados, por reforço e de aprendizado profundo em aplicações voltadas a triagem, diagnóstico, tratamento, reabilitação e bem-estar dos pacientes. Inclui tópicos sobre a estratificação de risco, modelagem do progresso de doenças e aplicações para o auxílio ao diagnóstico baseado em imagens e ao prognóstico de doenças, considerando os aspectos legais e éticos da saúde, e a proteção à privacidade dos dados dos pacientes.
Tópicos abordados
- Redes Bayesianas;
- Causalidade;
- Séries temporais e sinais fisiológicos;
- Imagens médicas;
- Processamento em linguagem natural (PNL);
- Aprendizado profundo;
- Interpretabilidade;
- Interoperabilidade;
- Automatização de diretrizes clínicas;
- Aprendizado por transferência;
- Fairness;
- Ética.
Avaliação
- Apresentação de artigos científicos. Peso: 2. Entrega: apresentação + slides + resumo de até 2 páginas.
- Atividades Práticas. Peso: 2. Entrega: arquivo Jupyter Notebook ou R Markdown documentado.
- Hackathon Interdisciplinar. Peso: 2. Entrega: pitch final de 5 minutos + notebook.
- Projeto de Aplicação. Peso: 4. Entrega: relatório final (máx. 12 páginas) no formato de artigo científico;
- Código e/ou notebook comentado;
- Apresentação oral (15 minutos + 5 de perguntas).
Implementação
- Python.
- R.
- Matlab®.
- Lista de bases de dados públicas da saúde.
Cronograma
Data | Aula / Atividade | Conteúdo | Formato | Observações / Entregas |
---|---|---|---|---|
22/08/2025 | Aula 1 | O que torna os sistemas de saúde únicos? Histórico do uso de IA na saúde |
Aula expositiva + discussão de caso | Estudo de caso: impacto de modelos de risco na triagem de pacientes |
29/08/2025 | Nivelamento em programação | Fundamentos da programação em Python | Aula prática + Colab | Notebooks compartilhados |
05/09/2025 | Nivelamento em estatística | Estatística descritiva Estratégias de visualização de dados |
Aula expositiva + prática | Notebooks compartilhados |
12/09/2025 | Aula 2 Atividade 1 |
Características da área clínica e fluxos de trabalho Análise exploratória de dados clínicos Regressão logística aplicada |
Aula interativa | Atividade: prever risco de internação usando dataset simplificado |
19/09/2025 | Hackathon Interdisciplinar | Montagem de equipes, definição do problema, imersão, ideação, prototipação | Prototipagem rápida de soluções | Problemas sugeridos pelos alunos |
26/09/2025 | Aula 3 | Compreendendo os dados clínicos | Aula interativa | Discussão de casos clínicos |
03/10/2025 | Aula 4 Atividade 2 |
Aprendizado supervisionado e não supervisionado; Clusterização | Aula prática | Clusterização de perfis de pacientes crônicos |
10/10/2025 | Artigo 1 | Apresentação de artigo científico de tema relacionado ao problema discutido no Hackathon | Exposição e discussão de casos | Apresentação |
17/10/2025 | Revisão de ML | Revisão de ML + caso clínico de estratificação de risco | Aula prática | Notebooks compartilhados |
24/10/2025 | Aula 5 Atividade 3 |
Modelos de sobrevivência e prognóstico Apresentação de artigo científico |
Aula prática | Uso de dados de acompanhamento para prever tempo até evento |
31/10/2025 | Aula 6 | Séries temporais e sinais fisiológicos Processamento de Linguagem Natural (PNL) aplicado à saúde |
Aula prática | Previsão de eventos cardíacos com ECG Extração de informações de laudos médicos |
07/11/2025 | Artigo 2 | Apresentação de artigo científico de tema relacionado ao problema discutido no Hackathon | Exposição e discussão | Apresentação |
14/11/2025 | Aula 7 Atividade 4 |
Inferência causal na saúde | Aula prática | Uso de DAGs para analisar impacto de tratamentos |
21/11/2025 | Aula 8 Atividade 5 |
Aprendizado por reforço aplicado à saúde | Aula prática | Política ótima de tratamento em UTI (simulação) |
28/11/2025 | Aula 9 | Interpretabilidade, fairness e explicabilidade de modelos clínicos | Aula prática | SHAP e Grad-CAM em imagens médicas |
05/12/2025 | Apresentações Parte 1 |
Apresentação dos Projetos de Aplicação | Seminário | Discussão coletiva de resultados preliminares |
12/12/2025 | Apresentações Parte 2 |
Apresentação dos Projetos de Aplicação | Seminário | Discussão coletiva de resultados preliminares |
Referências
Tema | Referência |
---|---|
Dados clínicos |
|
Estratificação de riscos |
|
Séries temporais |
|
Processamento de Linguagem Natural (PLN) |
|
Diagnóstico Diferencial |
|
Inferência Causal |
|
Aprendizado por Reforço |
|
Progressão de Doenças |
|
Automatização de workflows clínicos |
|
Medicina de Precisão |
|
Redes Bayesianas |
|
Revistas e conferências relacionadas
Revistas e conferências relacionadas à computação aplicada à saúde
Bibliografia
- AGRESTI, Alan, An Introduction to Categorical Data Analysis, Wiley Series in Probability and Statistics, 3rd edition, 2019.
- BENSON, T.; GRIEVE, G. Principles of Health Interoperability. 4o ed. Springer, 2016.
- BERNER, Eta S., Clinical Decision Support System: Theory and Practice, Springer-Verlag New York, Second Edition, 2007.
- BRAUNSTEIN, Mark L., Health Informatics on FHIR: How HL7's New API is Transforming Healthcare, 2018
- GEISS, Linda S. et al. Prevalence and incidence trends for diagnosed diabetes among adults aged 20 to 79 years, United States, 1980-2012. Jama, v. 312, n. 12, p. 1218-1226, 2014.
- KORB, K. B.; NICHOLSON, A. E. Bayesian artificial intelligence. Clayton, Victoria, Australia: Chapman & Hall/CRC, 2004.
- PANESAR, Arjun, Machine Learning and AI for Healthcare: Big Data for Improved Health Outcomes, Apress, 2019.
- PEARL, Judea. Causal inference in statistics: An overview. Statistics surveys, v. 3, p. 96-146, 2009.
- SHORTLIFFE, E. H., CIMINO, J. E., Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine, Forth Edition, Springer, 2014.
- WANG, Ping; LI, Yan; REDDY, Chandan K. Machine learning for survival analysis: A survey. ACM Computing Surveys (CSUR), v. 51, n. 6, p. 1-36, 2019.
Programação:
- CRAWLEY, Michael J. The R book. John Wiley & Sons, 2012.
- NAGARAJAN, Radhakrishnan; SCUTARI, Marco; LÈBRE, Sophie. Bayesian networks in R. Springer, v. 122, p. 125-127, 2013.